top of page

Dança de Salão proporciona melhor qualidade de vida aos idosos beneficiados pelo PTIA

  • Foto do escritor: Mobiliza Prexc
    Mobiliza Prexc
  • 2 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Há 18 anos, o programa Terceira Idade em Ação vem transformando vidas através da dança, arte e cultura



ree

A dança é uma atividade física que vem crescendo em Teresina. Crianças, adultos e idosos aderem ao movimento corporal que envolve e traz uma série de benefícios à saúde. A atividade, além de recreativa, proporciona melhor qualidade de vida e combate o sedentarismo.


Segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, quase a metade dos adultos no Brasil são sedentários. Cerca de 46% da população não pratica exercício físico e esse quadro de inatividade tende a aumentar quando chega a terceira idade.

ree

Pensando nisso, o projeto Arte e cultura na terceira idade, vinculado ao projeto de extensão da PREXC- UFPI (Pró reitoria de extensão e cultura da Ufpi) PTIA - Programa Terceira Idade em Ação - proporciona aos seus beneficiários a opção de um envelhecimento saudável e com qualidade. Oferecendo o prazer e a boa forma através de atividades como a dança, pintura, hidroginástica, entre outros.


Dançar, em especial, possui um efeito de caráter positivo entre os idosos. O poder do movimento, da sintonia e do estímulo aos sentidos é considerado um potencializador na socialização, nas relações interpessoais e otimiza as atividades de vida diária.

“Depois que eu descobri o PTIA eu vi uma opção de vida, fiz muitas descobertas e a maior delas foram as relações, minha relação com as outras pessoas. Por isso, eu digo que isso aqui é uma terapia”, declara Vitalina Borges, 64 anos.

ree

O simples levantar da cama, ou a caminhada matinal pode se tornar uma tarefa difícil e até dolorosa. Combater esses males pode ser resolvido com uma rotina semanal de algumas horas de dança, segundo Lurdes Torres, idosa praticante da dança de salão do PTIA há 3 anos.


A coordenadora do Arte e Cultura, Profa . Dra. Maria Rosângela, explica que o objetivo é desmistificar e dar um novo sentido para a velhice. Dessa forma, a atividade faz com que os idosos conheçam melhor os limites do próprio corpo, além de exercitar os sentidos visual, tátil, auditivo, afetivo, cognitivo e motor.


Para melhor trabalhar a dinâmica da aula, a monitora,bolsista do projeto e estudante de Educação física da UFPI, Suianne De Aquino, relata que os próprios alunos escolhem o repertório. Afirmando que, dessa forma, eles podem relembrar os bons momentos que já viveram ao som das músicas. “Eu vejo o quanto eles ficam felizes. Aqui eles esquecem todas as coisas ruins, é só alegria” diz.

Criado há 18 anos, o projeto tem mudado a rotina de inúmeros idosos em Teresina. Visto como agente de mudança e elo entre a comunidade e as atividades acadêmicas desenvolvidas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) o PTIA visa ainda atingir um número maior de beneficiários. A preocupação com a terceira idade cresce assim como o número de idosos na cidade.

ree

Desse modo a dança, a arte e a cultura fortalecem a terceira idade e dão suporte ao envelhecimento ativo. “Hoje, eu sou outra pessoa, faço dança, fisioterapia, tai chichuan” declara, com brilho nos olhos, Maria da Conceição Telles, 73 anos.

ree

Para participar da dança de salão, assim como todas as atividades do programa, é necessária apenas a inscrição, que ocorre no inicio dos semestres (janeiro e junho) . Para ter acesso as atividades é preciso ter idade igual ou maior que 55 anos e apresentar documento de identificação na coordenação do PTIA, localizada no CCHL – UFPI. Para mais informações e esclarecimentos basta entrar em contato com a coordenação (86) 32158489.

 
 
 

コメント


RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page